sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sugestões para uma (possível) nova versão do Freque

Parte 1 - Concursos: Programa gratuito para ajudar nos estudos
Parte 2 - Concursos: Algumas dicas que funcionaram para mim
Parte 3 - Freque: Ferramenta para Resolução de Questões
Parte 4 - Como usar o Freque: Dicas de utilização
Parte 5 - Vídeo tutoriais do Freque
Parte 6 - Sugestões para uma possível nova versão

Quem estiver utilizando o Freque para estudar para concursos pode concentrar aqui suas sugestões sobre o que deveria ter uma nova versão do programa. Não tenho tido tempo de desenvolver mais o programa, mas caso surja a oportunidade, poderei continuar. E, caso surja uma nova versão, podem ter certeza de que também será gratuita.

Desde já obrigado pelas sugestões!

19 comentários:

  1. Recebi por email uma sugestão de que o Freque deveria ter uma opção para imprimir um conjunto de questões escolhidas, para que se possa resolvê-las no papel. É uma boa idéia, pois afinal, as provas dos concursos são mesmo em papel.

    Embora o objetivo principal do Freque não seja bem esse, acho que é algo que poderia ser implementado.

    ResponderExcluir
  2. Marques, achei fantástico o programa! Era exatamente o que estava procurando!!! Demora um pouco para se familiarizar, mas os videos mostrando como usá-lo, tornam as coisas mais fáceis. Vou começar a utilizar o Freque nos meus estudos pra ver como funciona.

    A minha necessidade é de imprimir tb! Uso um outro programa de questões e tenho sempre que copiar e colar no Word para poder imprimir.

    Na verdade, eu transformo as questões que imprimo em fichas, mais ou menos do tamanho de um cartão de visitas. Separo as fichas por matéria e depois por temas.

    Com isso, consigo REVISAR o conteúdo de maneira rápida, sempre tentando me lembrar o por quê da resposta antes de ver o meu gabarito comentado!

    Por mais que um programa tenha milhares de ferramentas, um estudante acaba sentindo a necessidade de usar um material como o papel.

    Parabéns pelo trabalho! Ele é diferente de todos os programas que já vi na internet. Bonito e prático! Tenho certeza que ele vai começar a se espalhar pela rede.

    Abraços,
    Silas
    Advogado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Silas! Não havia implementado a impressão antes porque eu mesmo nunca gostei de estudar com material em papel :-)

    Mas já percebi que várias pessoas preferem (talvez a maioria). Já estou pensando em como fazer e, quando tiver disponibilidade, vou ver se implemento isso também. Visite esta página de vez em quando para checar se há uma nova versão do programa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Douglas,

    Analisando o teu programa estive pensando se vc não gostaria de formar uma parceria entre o Freque e o Estudo Cíclico.

    Parece que é possível um complementar o outro. Veja: o Estudo Cíclico é uma metodologia de ensino voltada para grupos de estudo. Nós captamos questões, separamos por temas e tópicos e depois comentamos de forma bem organizada e técnica.

    No semestre passado produzimos algo em torno de 450 questões comentadas de concurso. Esse semestre, com o aumento no número de participantes, iremos produzir mais 1440 questões. Esperamos que no semestre que vem possamos dobrar essa quantidade, terminando o ano com quase 5000 questões comentadas de concurso!

    O que nos falta é ter uma ferramenta confiável e personalizada, semelhante ao Freque. Criei um banco de dados no Access e ele tem servido ao propósito, mas considerei o seu programa bem mais adequado, apesar de não ter algumas ferramentas que considero importantes.

    Moro em Brasília. Para saber mais sobre a nossa metodologia acesse o site www.estudociclico.com.br

    Meu objetivo é criar produtos que sejam realmente úteis aos concurseiros!

    Atualmente tenho 3 projetos em andamento, sendo que os eles se aproxima dos trabalhos que vc desenvolve.

    Vamos conversar por e-mail. O meu endereço é silasbsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Silas,

    Li sobre a metodologia no site e achei muito interessante. Se eu a tivesses conhecido antes, quando ainda estudava para concursos, provavelmente iria querer experimentar, ao menos no caso de matérias da área jurídica.

    A organização e inclusão de comentários nas questões é algo que melhora demais a qualidade dos estudos. Acho que nisso o Freque pode ajudar bastante, pois cada questão pode estar associada a várias formas de comentários: a outra questão, a um comentário propriamente dito, a um arquivo anexado ou a um texto com conteúdo da matéria. Além das classificações por órgão, banca, ano, assunto, etc.

    Outra coisa muito importante quando organizamos e incluímos comentários nas questões é que fica fácil estudar "para a banca". Por exemplo, pode-se comentar determinada questão, dizendo que é considerada correta no caso da banca "A", mas para a banca "B" seria incorreta. Como sabemos, esse tipo de situação não é incomum.

    Atualmente estou bastante atarefado, tanto no trabalho quanto em casa, e não tenho tido tempo de me comprometer com novos desenvolvimentos. Mas se acharem que o Freque pode contribuir com os objetivos do seu grupo, posso analisar a possibilidade de incluir novas funcionalidades. Mas sempre dentro do espírito de deixar o programa disponível para o maior público possível (ou seja, como uma ferramenta de propósito mais geral) e gratuitamente.

    Engraçado que também comecei com um banquinho Access e depois vi que precisaria de algo bem mais sofisticado :-) E aí o Freque foi surgindo...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bacana o programa.
    Acho que esse tipo de programa só não é muito utilizado porque muita gente não consegue estudar em uma tela de computador. Mas como eu sempre tive este costume, utilizo o seu programa.
    Tenho algumas sugestões:
    1 - Opções para formatar colocando cor, bold... enfim... formatar os textos. O ideal seria conseguir copiar o texto direto da prova para o load trazendo junto a formatação do texto.
    2 - Configurar o programa de maneira que as bancas sejam adicionadas em todas as materiais. No programa atual quando utilizamos o load, precisamos adicionar as bancas uma por uma em cada materia.
    3 - Uma função no player que marque a questão como errada para futuras repações no gabarito.

    Que eu me lembre agora são essas. A última não tem importancia já que é possível fazer isso utilizando o marcador.

    Nota 9 para o seu programa. Se tivesse como formatar o texto eu daria 10. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Thiago, obrigado pelas sugestões!

    Legal que você consegue estudar na tela do computador. Eu também sou assim e, na minha opinião, você está em vantagem em relação a quem só gosta de estudar no papel, pois é muito mais fácil organizar e pesquisar o material em formato digital. Além da vantagem da portabilidade!

    Quanto à sua primeira sugestão, também considero essa uma deficiência importante, principalmente porque, em muitos casos, as questões possuem palavras em destaques (negrito, itálico, etc). É possível fazer esse tipo de alteração sim, mas é algo mais demorado.

    A segunda é bem simples e, na próxima versão que eu disponibilizar, já poderia incluir as principais bancas como padrão.

    Já a terceira acho que não entendi. Se puder, esclareça um pouco e dê um exemplo.

    Obrigado e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Olá. Vi um tutorial seu no youtbe sobre easy joiner. Eu tenho o Allok video Joiner. Minha duvida: quando eu baixo um video q tem varias partes, na hora de juntar eles em um só, o audio fica atrasado, ou a legenda nao coincide com a leitura labial e nem com o audio. O q pode ser isso e como resolver, se tiver como? meu e mail é alfamaxpower@hotmail.com . Aguardo um contato e desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Caro Douglas,
    Encontrei o seu blog e achei muito interessante a ferramenta que você desenvolveu para facilitar os estudos para concursos. Tentei fazer download, no entanto não tive sucesso, pois acaba dando erro.
    Gostaria que, se possível, você corrigisse o endereço para que eu possa ter acesso à Freque.
    Sou da área de agrárias e gostaria de personalizá-lo para o meu uso, pois acabo gastando muito tempo na organização da resolução de provas antigas.
    Cordialmente,
    D. Antonio

    ResponderExcluir
  10. Olá, testei o link e funciona normalmente. Será que seu firewall não está barrando? Se estiver tentando baixar no trabalho, provavelmente é isso. Tente de casa ou de outro computador.
    Abraço,
    Douglas

    ResponderExcluir
  11. Parabéns,
    Ótimo programa, será se teria como implementar uma parte para você gerar relatórios em pdf's das questões, como:

    - Lista de Questões de uma disciplina
    - Lista de questões com comentários

    outra opção seria permitir adicionar dois ou mais assuntos a uma questão, pois as vezes uma questão refere-se a dois ou mais assuntos.

    Sucesso.

    Lucas

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tentei noutro dia e abriu normalmente. Coisas inexplicáveis...
    Abraço e obrigado,

    D. Antonio

    ResponderExcluir
  13. boa noite baixei o programa muito bom !!!

    parabens pela iniciativa muito bom programa.


    na minha opinião o grafico precisa melhorar e gostaria de ver um banco de dados das principais bancas tipo cespe,fcc,cesgranrio,fgv,esaf.. com pelo menos +30mil questões ou mais mas acho que isso seria pedir de mais.



    grato
    Rudinei jose Zancanaro

    ResponderExcluir
  14. Amigo já que você disponibiliza ele grátis, deixe o código fonte em algum lugar, eu gostaria de implementar um editor de texto para deixar os campos de perguntas mais parecidos com o ambiente de prova.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Estou iniciando, mas já estou gostando, só não estou conseguindo abrir no tablet. Como eu faço? Abraços

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir