domingo, 11 de outubro de 2009

Freque: Ferramenta para Resolução de Questões

Parte 1 - Concursos: Programa gratuito para ajudar nos estudos
Parte 2 - Concursos: Algumas dicas que funcionaram para mim
Parte 3 - Freque: Ferramenta para Resolução de Questões
Parte 4 - Como usar o Freque: Dicas de utilização
Parte 5 - Vídeo tutoriais do Freque
Parte 6 - Sugestões para uma possível nova versão


O que é o Freque

Eu já havia utilizado alguns sistemas online para resolução de questões, mas eu precisava de algo em que eu mesmo controlasse meu material de estudo. Ou seja, que somente contivesse o que eu precisava e que eu pudesse colocar mais coisas lá sempre que necessário. Além de eu poder levar pra qualquer lugar e poder estudar mesmo sem internet.

Como tenho experiência desenvolvendo sistemas, resolvi então criar um programa para me auxiliar nessa tarefa. Vou tratar de seu funcionamento ao longo deste post.

A idéia do programa é simples: reunir todo o material de estudo em formato digital e em um só lugar, tanto os textos das matérias a serem estudadas quanto os exercícios, simulados e provas, associar tal material a questões e, por fim, o objetivo: resolver questões até dizer chega!

Ok, muita gente vai dizer que estudar no computador não dá, que é desconfortável, etc. Mas é importante estar atento às suas vantagens: em um simples pen drive você pode levar todo o seu material de estudo, além do que, com uma ferramenta como o Freque, você pode resolver questões de prova e já ver a resposta rapidamente, ou mesmo simular a resolução de uma prova, trazendo somente questões de determinado assunto, por exemplo, e inclusive contando o tempo. Claro, você também pode imprimir o material de estudo, mas lembre-se de que não é mais aceitável hoje em dia sair imprimindo tudo por aí. A natureza agradece a consideração!

O Freque é muito flexível e você pode utilizá-lo da maneira que lhe parecer melhor. Alguns exemplos de uso possível do sistema estão descritos a seguir (como realmente fazer será explicado na próxima página ou nos vídeos explicativos):

1) Para quem só tem interesse em cadastrar e resolver questões de prova

Baixe as provas em formato PDF (por exemplo, do site do PCI Concursos) e copie as questões e os gabaritos para dentro do sistema usando o Freque/Load. Depois, é só escolher a prova que quer fazer ou, mesmo um subconjunto de questões, e resolver no Freque/Play. Há uma forma mais rápida de fazer isso, que é criando um arquivo de importação a partir do PDF, DOC, etc (o manual está aqui), mas infelizmente não dá pra importar os arquivos originais diretamente.

2) Para quem tem interesse em cadastrar exercícios de apostilas

Se a apostila for em formato digital, faça como no item anterior. Se for em papel, digite as questões e os gabaritos no sistema. O método que eu utilizo, no caso de apostila em papel, é escanear a apostila e fazer OCR (reconhecimento de caracteres, que é um programa que costuma vir com o scanner). Assim, eu crio um formato digital da apostila e faço como antes: copio as questões e o gabarito para o sistema.

3) Um exemplo mais concreto

Você está estudando direito constitucional e, ao término de um capítulo, fez alguns exercícios. A matéria e os exercício estão em formato digital (PDF ou DOC). Você, então, copia a matéria para dentro do sistema usando o Freque/Load (ou simplesmente importa o arquivo) e, em seguida, cadastra as questões e suas respostas corretas também no Freque/Load. Nas questões que você errou, você volta na matéria para ver o motivo e aproveita para associar comentários, no Freque/Load, às questões que errou. Algumas semanas depois, você decide revisar tal matéria. Abre o Freque/Play, escolhe a matéria correspondente e inicia a bateria de questões. As questões são exibidas, sendo que a qualquer momento você pode, no próprio Freque/Play, acessar a matéria ou os comentários cadastrados para as questões. Ao final, o programa mostra o tempo que você levou para fazer as questões, sua nota, o percentual de acerto, o tempo total de estudo, etc.

4) Outro exemplo: criando questões para melhorar a retenção

Você está estudando alguma matéria qualquer e deseja uma maneira de fixar melhor o assunto. Pode usar a técnica de criar questões de V ou F para fixação. A idéia é criar questões com base no próprio texto que se está lendo e cadastrá-las no Freque/Load. Mais tarde, tais questões serão executadas no Freque/Play para avaliar seu nível de retenção. É um ótimo exercício para memorização e para fazer revisões mais tarde. Eu costumava usar muito isso.

Por exemplo, imagine que a seguinte frase consta do seu material de estudo e você acha que precisa memorizar:

  • "No congresso há 513 deputados e 81 senadores".

Crie, então, no Freque/Load, uma questão de V ou F com a mesma frase, indicando V como resposta, neste caso. Mas crie também uma segunda com uma "pegadinha", como por exemplo:

  • "No congresso há 513 deputados e 83 senadores"

Indique F como resposta a associe à primeira frase correta. Quando for fazer o exercício com base nessas questões que você criou, as duas frases virão em algum momento para que você marque V ou F, aumentando a exposição ao assunto e a retenção.

5) Importando arquivos

É possível importar arquivos no Freque para serem usados por questões, matérias, enunciados ou comentários. A existência de arquivos permite superar a limitação de só se poder incluir texto nos campos do Freque/Load.

Por exemplo, caso exista uma questão em que há um desenho para ser interpretado pelo candidato, pode-se cadastrá-la com o texto "A questão está no arquivo em anexo" e importar o arquivo, associando-o a tal questão. Quando for resolver a questão no Freque/Play, o usuário vê que há um arquivo em anexo e o exibe, vendo assim o conteúdo da questão. Qualquer formato de arquivo é aceito. Porém, há um limite de tamanho para o arquivo.

6) Revisões

Da mesma forma, a qualquer momento você pode revisar ou treinar qualquer parte, pois consegue achar tudo rapidinho. Por exemplo, tendo uma determinada matéria associada a uma série de questões no Freque, ao errar uma questão você pode dar uma lida na matéria para ver o motivo do erro. E aí pode incluir um comentário explicando o por que do erro e associá-lo à questão. Da próxima vez que fizer a mesma questão, o comentário já estará lá e será exibido após você dar a resposta, aumentando a exposição à matéria e a retenção.


O que o Freque não é

Não é um banco de questões completo e pronto para uso! Há algumas provas cadastradas mas são somente para exemplo. Você é quem deverá cadastrar as provas, matérias, etc., de seu próprio interesse, com base no concurso que irá fazer (leia minhas dicas sobre estudos para concursos para entender o por quê). Lembre-se de manter o foco! Não adianta querer resolver todas as questões do mundo. Tem que se especializar na sua banca examinadora. Mas, claro, se quiser e tiver tempo de cadastrar todas as questões do mundo, fique à vontade!

A seguir vou falar mais sobre o funcionamento desse programa.

Próximo >
< Anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário