sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vídeo tutoriais do Freque (aprenda com os vídeos)

Parte 1 - Concursos: Programa gratuito para ajudar nos estudos
Parte 2 - Concursos: Algumas dicas que funcionaram para mim
Parte 3 - Freque: Ferramenta para Resolução de Questões
Parte 4 - Como usar o Freque: Dicas de utilização
Parte 5 - Vídeo tutoriais do Freque
Parte 6 - Sugestões para uma possível nova versão


Esta página lista todos os vídeo-tutoriais do Freque. Apesar do programa ser relativamente fácil de usar, é interessante assistir aos vídeos na ordem em que aparecem, pois vão do mais básico ao mais avançado. Inicialmente são mostrados os tutoriais do Freque/Load, que é o programa que faz cadastro de questões. A partir do tutorial de número 9 começam os vídeos do Freque/Play, que permite resolver as questões. Ao final, estão alguns vídeos contendo exemplos maiores e mais completos de utilização.

Atenção: caso você encontre problemas para assistir aos vídeos pelo Youtube, clique neste link para acessar a lista de vídeos para download. Tenha em mente, entretanto, que os downloads podem demorar um pouco, pois os arquivos possuem vários megabytes de tamanho. O formato dos vídeos para download é WMV e devem tocar sem problemas no Windows Media Player.


Observação: os vídeos não possuem som (preferi usar balões explicativos). Além disso, os testes foram feitos com o Freque rodando em uma versão em inglês do Windows 7, ou seja, os menus e botões do Windows estão em inglês. Por exemplo, salvar será "Save", colar será "Paste", etc. Mas isso não traz maiores problemas para entender o funcionamento do próprio Freque, pois seus próprios menus e botões não se alteram.



Mini-Tutoriais do Freque/Load

1) Instalação e abertura do Freque

2) Criação de uma disciplina

Uma disciplina é um banco de dados de questões, matérias, etc. Este vídeo mostra como se cria uma disciplina, que é o primeiro passo antes de se poder cadastrar questões no Freque/Load.

3) Cadastrando um assunto

Toda questão pode ser classificada sob um assunto, que se divide em tópido e subtópico. Este vídeo mostra como se cadastra um assunto.

4) Cadastrando a banca organizadora e o órgão promotor do concurso

5) Cadastrando um enunciado
Enunciados são textos a que uma ou mais questões se referem. Exemplos típicos são os textos de provas de português ou inglês, a que se seguem várias questões que só podem ser respondidas voltando ao texto.

6) Cadastrando um comentário
Comentários de questão são textos que explicam a razão de sua resposta. São ótimos para ajudar nos estudos pois permitem entender por que erramos uma questão.

7) Cadastrando uma matéria
Matérias são textos mais extensos abordando assuntos que precisamos estudar. Por exemplo, o texto de uma lei ou um resumo podem ser cadastrados como matérias.

8) Cadastrando uma questão
Questões são o elemento central do Freque. Este vídeo mostra como se cadastra uma questão e como se pode associá-la a outros itens da disciplina.

Mini-Tutoriais do Freque/Play

9) Resolvendo no Freque/Play a questão cadastrada no mini-tutorial 8
Demonstra como aparece no Play o que foi cadastrado anteriormente no Load.

10) Usando filtros de questões
Neste vídeo será mostrado como utilizar filtros do Freque/Play para selecionar as questões a serem resolvidas.

11) Iniciando um teste com número definido de questões
Neste vídeo será mostrado como iniciar a resolução de questões no Freque/Play escolhendo o número de questões que se deseja responder.

12) Iniciando um teste com número definido de questões para cada tópico
Este vídeo mostrará como repassar toda a matéria fazendo um pequeno número de questões por cada assunto no Freque/Play.

13) Iniciando um teste com número definido de questões para cada matéria
Este vídeo mostrará como repassar toda a matéria fazendo um pequeno número de questões por
matéria no Freque/Play.

14) Reiniciar ou continuar teste interrompido
Neste vídeo, será mostrado como parar, reiniciar ou continuar um teste no Freque/Play.

15) Refazer questões respondidas incorretamente
Neste vídeo será mostrado como, após fazer uma bateria de questões no Freque/Play, refazer somente as questões cuja resposta foi incorreta.

16) Refazer questões marcadas
Neste vídeo será mostrado como marcar questões durante um teste no Freque/Play e, ao final, fazer um novo teste somente com as questões marcadas.

17) Exportar e importar uma sessão
Neste vídeo será mostrado como exportar e importar uma sessão no Freque/Play de modo que se possa continuar uma bateria de questões em outro momento.

18) Exportar sessão do Freque/Load para o Freque/Play (filtros complexos)
Neste vídeo será mostrado como exportar uma lista de questões do Freque/Load para importar como sessão no Freque/Play. É útil quando se quer resolver questões que atendam a critérios que o Freque/Play não permite aplicar em seus filtros.

19) Ignorar questões de um arquivo
Neste vídeo será mostrado como se pode realizar uma bateria de questões no Freque/Play ignorando as questões presentes em um arquivo.

20) Alteração da aparência do texto
Neste vídeo será mostrado como se altera a aparência da janela de textos no Freque/Play.

21) Atalhos de teclado
Neste vídeo será mostrado como obter a lista de atalhos de teclado do Freque/Play.

22) Stealth mode (modo camuflado)
Este vídeo mostrará como utilizar o "stealth mode" (modo camuflado) do Freque/Play.


Exemplos mais Completos


1) Questões de prova

1a. Este vídeo mostra como cadastrar questões de uma prova no Freque/Load para depois resolvê-la no Freque/Play;

1b. Este vídeo mostra como resolver no Freque/Play uma prova cadastrada anteriormente no Freque/Load.


2) Questões com enunciado em comum e arquivo anexo

2.a. Este vídeo demonstra como cadastrar um arquivo anexado a um enunciado e como cadastrar questões que fazem referência ao enunciado;

2.b. Este vídeo demonstra como resolver, no Freque/Play, questões que possuem um enunciado em comum e um arquivo anexado ao enunciado.


3) Questões com enunciado textual em comum

3.a. Este vídeo mostra como cadastrar no Freque/Load questões que possuam um enunciado em comum. Neste exemplo o enunciado é um texto;

3.b. Este vídeo mostra como resolver no Freque/Play questões que possuam um enunciado em comum. Neste exemplo o enunciado é um texto.


4) Questões para estudo com base em matéria

4.a. Este vídeo mostra como cadastrar no Freque/Load questões criadas para estudo e associadas a uma matéria;

4.b. Este vídeo mostra como resolver no Freque/Play questões criadas para estudo e associadas a uma matéria.

< Anterior

14 comentários:

  1. Achei ótimo seu programa!
    Gostaria de saber se há possibilidade de imprimir uma lista de questões escolhidas por mim?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Imagino que você queira imprimir para resolver as questões no papel, não é? Infelizmente não criei uma funcionalidade para imprimir as questões. Mas é uma ótima idéia a sua! Tentarei incluir isso em uma próxima versão :-)

    O que é possível atualmente é gerar um arquivo em formato texto com os textos das questões e suas respectivas respostas. Daí você poderia abrir num editor qualquer e imprimir (o problema é que a resposta vem logo depois da questão e aí dá para colar).

    O início do vídeo do item 18, listado acima, mostra como fazer algo bem parecido com os passos que vou descrever a seguir e pode te ajudar a entender como fazer:

    - Escolher as questões pelo Freque/Load usando a guia de busca de questões da seguinte forma: Escolher a disciplina, clicar na guia "Questões", depois na guia "Busca de Questões". Fornecer os critérios da busca para que o programa liste somente as questões que satisfaçam os critérios que você deseja. Se quiser todas as questões, limpre os critérios de busca;

    - Exportar as questões retornadas clicando no botão "Exporta lista como disciplina" (segundo botão do canto inferior esquerdo);

    - Abrir o arquivo gerado em um programa qualquer (Word, Notepad, etc) e mandar imprimir.

    Dê uma olhada no vídeo tutorial do item 18 acima que mostra como fazer algo bem parecido com isso. A diferença é que o botão usado no tutorial para exportar é o primeiro ("Exporta Lista para Estudo") do canto inferior esquerdo. No nosso caso em questão, o botão seria o segundo ("Exporta Lista com Disciplina").

    Caso tenha ficado muito confusa minha explicação, diga-me que posso tentar ser mais claro.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada pela resposta rápida!
    Se vc criasse esta opção de imprimir, seria um sonho! rs Um outro programa pago tbém não tem esta função e acho q é o q falta para um programa de questões "super hiper ultra mega" bom.
    Entendi o que vc explicou, sim. Vou dar uma olhada.
    Eu li que vc não dá mais manutenção no programa, mas pense com carinho nesta funcionalidade de impressão. E, se não for pedir muito(rsrs...), imprimir imagem de uma questão tbém seria ótimo!
    Se vários concursandos se juntassem para dar carga neste programa, cada um dando carga de questões de uma banca de um determinado ano e isto fosse disponibilizado, não teria pra ninguém!
    Parabéns pelo software!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Luciana, pode deixar que vou pensar com carinho :-)

    Quanto a uma força tarefa para cadastro de questões, seria sim, bem interessante. Só é preciso tomar cuidado com problemas de direitos autorais. Cadastrar questões de provas informando a banca que as criou não tem problema. Mas cadastrar exercícios de livros e apostilas pode ser ilegal, a não ser que seja para uso da própria pessoa que comprou tais livros ou apostilas.

    Costumo dizer isso para as pessoas para que tomem cuidado, pois podem se meter em uma encrenca e nem estarem sabendo :-)

    Em resumo, evite distribuir ou receber materiais de estudo cuja origem não seja a própria prova de um concurso, como as que já estão cadastradas no Freque e as que estão disponíveis na internet. Se cadastrar exercícios de seus livros ou apostilas, não forneça a outras pessoas e muito menos distribua na internet, ok?

    Obrigado e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Oi Douglas, boa noite.
    Caramba, muito legal o teu FREQUE!
    Parabéns.
    Tentei gerar o arquivo TXT com várias questões, mas, após criado o arquivo, como fazer o LOAD dele??

    obrigada,

    Márcia Tonon

    ResponderExcluir
  6. Olá Márcia,

    Obrigado! Então, imagino que você seguiu o manual (manual_importacao.pdf, que vem junto com os arquivos do Freque) com a sintaxe de como montar o txt, certo? Tendo feito isso, você precisa rodar o Freque/Load e:

    - na guia "Gerenciamento e Cadastro Auxiliar", subguia "Configurações", criar uma disciplina (ou selecionar uma existente na lista "Disciplina Atual", se já existir a que deseja);

    - na mesma guia, clicar no último botão que aparece no rodapé da janela (o do ícone com a setinha vermelha para cima);

    - o programa vai pedir o arquivo. Selecione o txt que você preparou e dê abrir;

    - o programa vai pedir algumas confirmações. Leia atentamente as mensagens e veja se é isso mesmo que você quer fazer;

    - se você confirmar, o programa testará o arquivo para ver se você o criou da maneira esperada. Se achar algum erro, vai informar qual foi e em qual linha está. Por isso, recomendo usar um editor que informa o número da linha (eu uso o textpad: www.textpad.com);

    - veja o que errou e corrija. Se tiver alguma dúvida, pode postar aqui. Se estiver com muitas dificuldades, pode me mandar o arquivo por email para DAMARQUES arroba GMAIL.COM para eu analisar.

    Espero ter ajudado :-)

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Douglas,

    Ah se o Freque existisse em 2003...Eu teria passado na RF! Vou brincar com ele porque tenho muita matéria aqui...Achei seus vídeos super-didáticos. Parabéns garoto! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Mário, obrigado! Mas lembre-se que nunca é tarde para vir pro lado de cá :-)

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Olá Douglas, parabens pela iniciativa e pela atitude tbm!
    Fiz um banco de dados com muitas provas, mas no continuar a separar por temas, deixei de lado.
    As funcionalidades que vc incluiu estão muito boas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Douglas Aurelio Marques,estou estudando para um concurso militar e tenho provas de 2002 à 2012 e gostaria de saber se tem como eu add as questões dessas provas para o freque e assim dividir os assuntos e os tópicos para facilitar as resoluções das questões de acordo em que eu for aprendendo a matéria.
    obs: as provas estão em PDF


    ah! parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  11. Cara, dê uma olhada nos vídeos. Lá eu mostro como criar tópicos/subtópicos, como copiar questões do PDF, como criar questões para estudo, etc, etc. Na seção "Exemplos mais completos", nesta página, você encontra isso. Por exemplo, aqui eu mostro como cadastrar questões que estão em PDF: http://www.youtube.com/watch?v=BdKhqn8hxEo

    Quando tem muita coisa para cadastrar, também é possível copiar tudo para um arquivo texto, formatá-lo e importá-lo no programa. Se você quiser, mande-me uma de suas provas por email que eu te mando um exemplo de arquivo texto para importar, com algumas das questões da sua prova. Meu email está no Freque (guia "Sobre").

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal,
      Poderíamos compartilhar os arquivos gerados no freque.

      Excluir
  12. Pessoal,
    Poderíamos compartilhar os arquivos gerados no freque.
    Seria bacana para aumentar o rol de questoes de todo mundo.

    ResponderExcluir