segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Visualização da Árvore de Diretórios

Muita gente deve ter tido o problema de ter que liberar espaço em disco mas não saber o que remover. Outro dia eu estava exatamente nesta situação e precisava ter uma listagem dos arquivos que ocupavam mais espaço em um determinado diretório para decidir quais remover. Pesquisei na internet e achei um programa gratuito muito legal chamado WinDirStat (Windows Directory Statistics).

Ainda não tem tradução para o português, mas é tão simples de usar que nem precisa. Ele permite mostrar, de forma estruturada, os diretórios e arquivos contidos em todos os drives, em um ou mais drives específicos ou mesmo em uma pasta qualquer. Na figura a seguir, por exemplo, foi selecionado o drive C:



E a maneira de apresentar os resultados é bem interessante: ele cria um mosaico de retângulos coloridos em que as cores correspondem aos tipos de arquivo. Já os tamanhos relativos dos retângulos correspondem aos tamanhos relativos dos arquivos correspondentes no disco. Ou seja, os maiores retângulos são os maiores arquivos. Ele mostra não só o tamanho real como o percentual ocupado no diretório. No exemplo a seguir, é mostrado o resultado e, nele, selecionei o grande retângulo vertical verde, na parte de baixo e mais à direita da imagem.


Clique na imagem para ampliar


Interpretação da imagem acima:

  • O drive C: possui 31,8GB;
  • Dentro dele, o diretório Windows é o maior e ocupa 40,7%, ou 13GB do espaço;
  • Os arquivos diretamente abaixo do C:, indicados por , ocupam, juntos, o segundo lugar, com 22,0% do espaço e 7,0GB;
  • O diretório Users vem em terceiro, com 20,1% do espaço e 6,4GB;
  • Dentro do Users, o diretório "Máquinas Virtuais" possui o arquivo "Windows XP Mode.vhd" (selecionado por mim), que ocupa 95,9% do espaço ocupado por aquele diretório.
Vale a pena usar o WinDirStat, por se um programa gratuito, simples e muito útil. Pode ser baixado aqui. A versão que utilizei foi a 1.1.2.80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário