sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Como usar o Freque: Dicas de utilização

Parte 1 - Concursos: Programa gratuito para ajudar nos estudos
Parte 2 - Concursos: Algumas dicas que funcionaram para mim
Parte 3 - Freque: Ferramenta para Resolução de Questões
Parte 4 - Como usar o Freque: Dicas de utilização
Parte 5 - Vídeo tutoriais do Freque
Parte 6 - Sugestões para uma possível nova versão



Módulos


O sistema está dividido em dois módulos: Freque/Play e Freque/Load. No Play você utiliza o sistema para resolver questões e/ou estudar as matérias. No Load você cria conteúdo para o sistema, como por exemplo, textos de matérias, questões de provas, simulados, exercícios, resumos ou até questões de treino elaboradas por você mesmo. Sem criar tal conteúdo no modo de cadastro, o módulo de estudos é inútil, pois não haverá nada no sistema para ser estudado.

De fato, quando baixar o Freque, você verá que há algumas provas de concursos passados cadastradas no sistema para ilustrar seu funcionamento, mas o conteúdo que você deseja será determinado por você mesmo, de acordo com o concurso específico que você fará. Isso porque não existe um banco de questões genérico e milagroso que irá funcionar para qualquer concurso. Para entender melhor o que quero dizer com isso, dê uma olhada nesta página onde eu forneço algumas dicas de como estudar para concurso.

O funcionamento de cada um dos dois módulos será explicado ao longo deste post. Você pode baixar o programa neste post aqui. Os dois módulos vêm juntos.


Instalação


Não há necessidade de instalação. Basta baixar o Freque, descompactá-lo em qualquer pasta e começar a usar. Recomendo descompactá-lo em um pen drive, pois assim você pode levar o programa para o trabalho também e rodá-lo direto do pen drive. Aliás, com esse programa, é possível estudar no trabalho sem levantar suspeitas, pois eu criei nele o que eu chamo de "stealth mode" (modo camuflado), em que ele é executado em uma tela branca e sem bordas que se mescla com a área interna de um editor de texto ou do navegador. Aqui eu entro em mais detalhes sobre isso.


Execução


Para executar o módulo Freque/Load, que é onde você irá cadastrar seu material de estudos, localize o arquivo chamado Freque-Load.exe e clique duas vezes sobre ele.

Para executar o Freque/Play, que é onde você efetivamente irá estudar, localize o arquivo chamado Freque-Play.exe e clique duas vezes sobre ele.


Exemplos de como organizar o material


A maneira de organizar o material é bastante flexível. Alguns cenários possíveis são os seguintes:

a) Cadastrar questões de provas para resolvê-las pelo programa

Quando você cadastra questões, pode indicar o assunto, a banca, o ano etc. Tais informações são muito importantes, pois permitirão que o sistema monte uma prova com questões que satisfaçam critérios à sua escolha. Por exemplo, uma vez tendo cadastrado questões, você já pode começar a resolvê-las indicando ao sistema que monte uma prova que somente traga questões de direito de todas as provas elaboradas pela CESPE. Ou todas as questões de português dos concursos do Banco Central.

Para cadastrar questões, procure provas em formato digital (ex: PDF ou DOC) e copie as questões da prova e seu gabarito para dentro do programa. O site do PCI Concursos é um ótimo lugar para encontrar provas de concursos.

O vídeo a seguir demonstra como cadastrar questões de prova no sistema utilizando o Freque/Load (ou acesse este link para fazer download dos vídeos):



E este demonstra como resolver as questões cadastradas usando o Freque/Play (ou acesse este link para fazer download dos vídeos):




b) Cadastrar questões que utilizem enunciados

Há casos em que várias questões fazem referência a um mesmo enunciado. Isso é muito comum em questões que possuem um texto de referência. Por exemplo, em provas de português com várias questões fazendo referência a um mesmo texto. O vídeo a seguir mostra como cadastrar questões associadas a um enunciado (ou acesse este link para fazer download dos vídeos):



E este mostra como resolver as questões que foram cadastradas (ou acesse este link para fazer download dos vídeos):




c) Importar questões de prova para resolvê-las pelo programa.

Como no item anterior, porém pode ser mais rápido caso haja um grande número de questões. Neste caso, você pode copiar todo o conteúdo da prova para um arquivo texto e prepará-lo para ser importado para dentro do programa. Para formatar o arquivo, há consulte o arquivo chamado "manual_importação.doc" que vem junto com o Freque e que fornece a sintaxe necessária.

d) Cadastrar ou importar exercícios de apostilas

Funciona exatamente como no cadastro ou importação de provas. Mas, caso estejam em papel, você terá que passá-las para o meio digital, por exemplo, digitando-as. Também pode escanear o material e aplicar OCR (reconhecimento ótico de caracteres) para transformar em texto. Para isso, pode-se utilizar softwares como o OmniPage ou o Abbyy Fine Reader (este último é muito poderoso). Mas cuidado para não infringir nenhuma lei de direitos autorais, pois a maioria dos materiais impressos possuem restrições quanto a cópias.


e) Cadastrar exercícios associados a textos ou comentários


É útil quando você tem um texto seguido de exercícios relacionados, ou quando há comentários de questões.

f) Cadastrar questões criadas por você mesmo, com base em textos estudados


Assumindo que muita coisa que se estuda para concurso é pura decoreba, como por exemplo no caso de estudar uma lei, é muito interessante criar mecanismos que nos ajudem a decorar e treinar. Por exemplo, imagine que você precisa estudar as modalidades de licitação da Lei 8.666. Tudo bem que já existem muitos livros, apostilas e provas com questões sobre o assunto. Mas você pode cadastrar no programa um texto chamado "Modalidades de Licitação", copiando o artigo 22 da própria Lei 8.666, e cadastrar algumas questões elaboradas por você mesmo para ajudar a decorar os tipos. Um exemplo de questão a ser cadastrada no programa pode ser:

"___________ é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

a) Concurso
b) Concorrência
c) Pregão
d) Concorrência"


E cadastrar a resposta correspondente: letra d.

Pode-se também criar questões de V ou F com frases importantes retiradas do material. Por exemplo, podería-se criar uma questão com a seguinte frase:

"Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

E definir sua resposta como sendo V (pois é cópia fiel da matéria).

Em seguida, pode-se criar versões incorretas da mesma frase, trocando uma ou mais palavras para torná-la incorreta e definindo a resposta como F. Exemplo:

"Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados cadastrados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

Quando estiver resolvendo tais questões no Freque/Play, elasvirão em ordem aleatória, forçando você a relembrar o que é correto e o que é incorrento, promovendo a fixação da matéria.

Mais vídeos explicativos podem ser encontrados na próxima página.


Exemplo de Resolução de Questões no Freque/Play

Diversos exemplos do Freque/Play estão na próxima página, sob a forma de vídeo-tutoriais. Mas cabe aqui falar um pouco sobre o modo stealth (camuflado) do Freque/Play. Criei tal funcionalidade quando preceisei estudar no trabalho, nos períodos de ociosidade. Com quase duas horas de almoço, eu costumava levar o Freque no pen drive para ficar estudando.

Mas tinha só um problema: eu não queria que meu chefe ou meus colegas soubessem que eu pretendia passar num concurso e deixar a empresa! E o pior era que meu computador ficava com a tela virada para a porta da sala, ou seja, qualquer um que entrasse iria ver um programa estranho rodando e iria desconfiar.

A maneira que encontrei foi a de camuflar o Freque/Play para poder ficar resolvendo questões sem chamar a atenção. O que eu fazia: abria um documento em que eu estava trabalhando e, lá no meio da tela, posicionava a janela camuflada do Freque/Play, que é uma área em branco, sem bordas e que se mescla no meio do texto do editor ou do navegador que esteja aberto. Caso a fonte seja muito diferente, pode-se aumentar ou diminuir ou mesmo alterar o tipo de fonte. Assim, só se alguém realmente se sentar ao seu lado, olhando para sua tela e lendo o que está escrito, é que vai perceber que há uma questão de concurso aberta no meio do seu material de trabalho.

O Mini-tutorial 22 mostra como funciona o modo camuflado do Freque/Play.

Mais vídeos explicativos podem ser encontrados na próxima página.

Próximo >
< Anterior

12 comentários:

  1. O programa é excelente!
    Porém o 1° vídeo não estar abrindo porque está no modo privado no youtube ou coisa parecida.
    Desde já agradeço pelo blog e pelo programa mas agradeceria ainda mais se você pudesse disponibilizar o vídeo que explica como cadastrar as questões.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo aviso! Não tinha percebido. Não sei exatamente o que ocorreu, mas refiz o link e agora já funciona. A propósito, se tiver dúvidas sobre a utilização do programa, pode postá-las aqui que tentarei responder com prazer.

    ResponderExcluir
  3. Excelente esse programa, hein!
    Cara, deve ter dado um trabalhinho...
    Muito bom mesmo. O problema dos bancos de questões é que, justamente, você não tem como saber (tudo juntinho ali) o porquê de estar certo ou errado.
    Com o seu, parece que engreno nos estudos! rs.
    Abração.
    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno, que bom que gostou! Até que deu um trabalhinho sim, mas como fui fazendo aos poucos, foi bem diluído :-)
    Espero que o programa te ajude como me ajudou. E se tiver alguma dúvida, estou à disposição!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Senhor, seu programa era o que eu vinha procurando na net para montar um banco de dados de questões...sem dúvida vai me ajudar e muito...eu queria realmente ter um programa exatamente nesse layout, onde pudesse separar por banca, ano, órgão...eu já vinha inclusive pensando em contratar um programador para montar algo parecido!!!! as pessoas não fazem idéia do infinito potencial desse programa...agradeço demais sua iniciativa, colocando de graça na net esse OURO...espero que poucos tenham acesso, pois com isso na mão serão fortes concorrentes!!!!!!Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Marco! Espero que o programa te ajude a atingir seu objetivo, como me ajudou. E, quando for aprovado, não deixe de relatar sua experiência para animar e ajudar os colegas que também estão nesse barco.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Caro Douglas, ainda estou baixando o programa e lendo como usá-lo, mas pelas descrições e pelos comentários, com certeza também é o que ue procurava.
    Ter que se cadastrar e, pior, PAGAR pra poder acessar um banco de dados DESATUALIZADO na internet (como é o caso de diversos sites que, imagino eu, que você conheça) realmente é ruim.
    Com seu programa a coisa fica realmente útil, pois se podemos cadastrar e, melhor ainda, EDITAR as questões, então é realmente perfeito.
    Ainda não li tudo, mas espero que tenha um sistema randômico para que não fiquemos "bitolados" com a ordem das questões (e se possível das alternativas também, mas aí acho que já é pedir demais).

    Grande abraço Douglas e obrigado por compartilhar.

    Ricardo K.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ricardo,

    Obrigado por usar o programa! O padrão do programa é trazer as questões em ordem aleatória. Mas isso é configurável também. De fato, há muitas possibilidades para se selecionar as questões que se quer resolver. Mas como o próprio texto das questões já possui a listagem das alternativas, não dá para o programa reordenar as próprias alternativas. Mas é uma sugestão interessante!

    No link a seguir é possível acrescentar um comentário com sugestões de novas funcionalidades para uma nova versão do programa. Se tiver sugestões, pode incluí-las lá.

    http://blog.damarques.com/2010/01/sugestoes-para-uma-possivel-nova-versao.html

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Opa, obrigado pelo esclarecimento Douglas.

    Eu vou prestar o concurso do BACEN (Técnico Área 2) e como está chegando a hora, infelizmente não terei tempo pra "abastecer" o programa e testá-lo direito, mas, volto a dizer, só pela descrição, parece perfeito.

    Assim que passar esse concurso terei tempo pra testar o programa de verdade.

    Mais uma vez obrigado.

    Ricardo K.

    ResponderExcluir
  10. ola douglas...

    sou concurseiro e gostei muito do seu blog
    vc poderia ajudar-me?
    sergionunesdias@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas,
    Adorei o programa. Eu só queria uma versão para rodar em tablet.

    ResponderExcluir
  12. Excelente programa!!
    Faço o uso do FREQUE a mais de um ano.Meu objetivo é passar no concurso AFT, e posso garantir que essa ferramenta faz brutal diferença.
    Dá pra resolver minhas questões com total discrição no trabalho...rsrs.

    Muito Obrigado, tenha certeza que vc terá uma parcela importantíssima na minha aprovação. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir