sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Concursos: Programa gratuito para ajudar nos estudos

Parte 1 - Concursos: Programa gratuito para ajudar nos estudos
Parte 2 - Concursos: Algumas dicas que funcionaram para mim
Parte 3 - Freque: Ferramenta para Resolução de Questões
Parte 4 - Como usar o Freque: Dicas de utilização
Parte 5 - Vídeo tutoriais do Freque
Parte 6 - Sugestões para uma possível nova versão



Esta é para a galera que procura um programa para ajudar nos estudos para provas de concursos ou mesmo outros tipos de prova, seja para uso próprio ou para amigos ou familiares. Desenvolvi este sistema, a que chamo de Freque (Ferramenta para Resolução de Questões), para me auxiliar na época em que eu estava tentando uma vaga em um cargo público. Como obtive muito êxito com tal sistema, resolvi compartilhá-lo para que também possa ajudar outras pessoas que estão nessa luta.

Na verdade, eu já distribuí este programa para familiares e amigos. Como todo mundo que usou para valer gostou, resolvi dar uma melhoradinha na interface e publicá-lo na internet para quem quiser usar.

Tanto o download quanto alguns vídeos explicativos estão disponíveis gratuitamente aqui no blog. Foi desenvolvido totalmente por mim e estou disponibilizando sem nenhum objetivo financeiro. Portanto, não tem spyware, adware, malware, etc., etc. De fato, nem precisa instalar e dá para rodar até direto de um pen drive, por exemplo.

Sem mais delongas, o link para baixar está aqui:

Baixe aqui o Freque (Ferramenta para Resolução de Questões)

Há dois executáveis: Freque-Load (para cadastrar material de estudos) e Freque-Play (para resolver questões).

Pode baixá-lo, utilizá-lo e distribuí-lo, desde que gratuitamente. Mais adiante, neste post, há alguns guias de utilização. E neste post aqui você acessa os tutoriais e vídeos de como utilizar o sistema.

Tela do Freque/Load


Tela do Freque/Play


Fazendo um simulado no Freque/Play


Bom, alguns podem estar pensando: mais um sistema? Afinal, há alguns sites que já disponibilizam bancos de questões de concurso ou coisas afins. Eu mesmo tentei utilizar alguns, mas o problema é que, em geral, são muito impessoais. Por exemplo, não permitem que você cadastre estudos feitos por você mesmo, para ajudar em alguma matéria específica. Também não vi nenhum até agora que permitisse salvar uma sessão de estudos e continuá-la depois, continuando a contar o tempo de estudo e sem repetir questões. Ou iniciar outra bateria de questões sem repetir as que foram feitas em alguma outra ocasião específica. O Freque permite isso e mais algumas coisinhas.

Mas continue lendo se quiser conhecer um pouco mais sobre minha experiência com concursos e sobre o sistema!

Próximo >

27 comentários:

  1. Baixei o programa! Valeu mesmo! Parabéns pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Disponha, amigo! Se tiver dúvidas, críticas ou comentários, não deixe de postar aqui.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Oi primeiro gostaria de parabenizá-lo por esta inciciativa. Ainda estou aprendendo a lidar com o programa, e assisti aos vídeos, mas estou com uma dúvida. Como faço para apagar no freque load, em configurações, as disciplinas, pois só vi como podem ser incluídas, mas excluídas, não vi.

    Valeu mesmo. Fique com Deus.

    Claudia

    ResponderExcluir
  4. grande douglas, desejo muitas aprovações para vc !!!
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Como eu faço para instalá-lo, em definitivo, sem precisar executá-lo sempre?

    ResponderExcluir
  6. Olá, o programa não tem instalador, o que na verdade é uma vantagem, pois não faz nenhuma alteração no seu computador. Ou seja, mesmo se você quiser usá-lo no trabalho e não tiver privilégios de instalação, vai funcionar.

    Mas, por comodidade, você pode criar um atalho na área de trabalho para os dois executáveis. Por exemplo, no explorer do windows, clique com o botão da direita sobre o Freque-play.exe e selecione a opção "copiar". Depois, clique com o botão da direita na área de trabalho (ou em qualquer outra pasta que queira) e selecione "colar atalho". Assim, bastará clicar duas vezes no atalho e o programa executará.

    Espero ter conseguido responder sua dúvida!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Douglas sem duvida alguma o freque é uma ferramenta fantastica na preparação para concurso,buscava a muito tempo uma ferramenta assim, voce está de parabéns, a sugestão da possibilidade de impressão e a iniciativa de força tarefa na inclusão de questões seria de uma grandiosidade sem tamanho, mas claro tudo dentro do seu possivel.

    Borges.

    ResponderExcluir
  8. Oi Douglas!
    Eu adorei seu programa! Pelo jeito é muito bom! Eu quero utilizá-lo mas ao tentar abri-lo, na minha máquina, aparece a seguinte mensagem: "O programa não pode ser iniciado porque está faltando vcI60.bpl np seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema."
    O que é vcI60.bpl?
    Você pode me ajudar?
    Aguardo.
    Obrigada!
    Abraços
    Caroline

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!
    Você descompactou os aquivos primeiro? Pode ser que você tentou executar direto de dentro da pasta compactada e, neste caso, os outros arquivos não são enxergados pelo executável. Descompacte primeiro todos os arquivos em uma pasta qualquer e aí tente executar novamente. Caso não dê certo me avise.
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Oi Douglas! Obrigada por me responder tão rápido!!! A cabeçuda aqui só havia descompactado o Freque Play e o Freque Load... hahaha...
    Agora deu certinho.
    Obrigada!
    Vou lá curtir seu programa, agora!
    Abraços!
    Carol

    ResponderExcluir
  11. Caro Douglas, Creio que você ainda não ouviu (leu) isso, mas meus parabéns! Eu utilizava um programa pago que me deixou na mão. Não sei o que houve, mas sumiu do mapa! Era o APVC (aprovando você), gostava dele tinha muitas funcionalidades. Não sei se você tomou conhecimento dele. Eu possuia um grande banco de dados e perdir tudo. Vou aprender e utilizar o seu agora. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Prezado Douglas, foi com prazer que descobri seu programa Fraque, aqui divulgado. Ainda o estou experimentando e acho que pode ser uma ótima ferramenta de estudo solidário. Imagine várias pessoas elaborando questões sobre uma dada matéria e todas trocando seus arquivos (exportando)? Logo teríamos uma banco grande de questões pertinentes e atualizadas, dinamizando os estudos. Quero escrever um artigo sobre o Freque na minha coluna, no site GabaritoFinal, ajudando a divulgar o programa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Que bom que gostou! Não é todo mundo que se adapta, pois foi feito em uma tecnologia ultrapassada para os dias de hoje. E é preciso se sentir confortável em estudar com material digital, o que, na minha opinião, só traz vantagens. Mas funciona e foi essencial para eu passar em concursos, pois não suporto papel :-) Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Douglas é possível inserir imagem, pois há algumas provas que possuem? É possível alterar o cor do plano de fundo na hora de resolver as questoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não dá pra incluir imagem direto no texto da questão. Mas tem uma solução que eu utilizava quando a questão tinha imagens: criar um arquivo, no Word por exemplo, com a imagem (ou mesmo com a questão toda) e depois anexá-lo à questão. E, no corpo da questão, escrever algo como: "ver arquivo anexo". Para ver como anexar um arquivo, dê uma olhada nos vídeos que eu fiz: http://blog.damarques.com/2009/10/videos-do-freque.html

      Nesse link acima, veja na seção "Exemplos mais Completos" o item 2 (Questões com enunciado em comum e arquivo anexo). Ele mostra como anexar arquivo a um enunciado de questão. Mas é a mesma coisa para anexar arquivo a uma questão diretamente (é só estar na página da questão ao invés da do enunciado).

      Abraço!

      Excluir
  15. No meu computador disse que não é gratuito,e depois de um período de 40 dias tenho que comprar...
    É verdade???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei de onde você está baixando, mas é algum outro programa. O meu, cujo link é dado acima aqui no site, é TOTALMENTE gratuito e eu jamais quis ou vou querer ganhar dinheiro com ele. Tome cuidado e tente baixar novamente direto do blog.

      Abraço!

      Excluir
  16. Sempre procurei na internet programas que pudesse me ajudar a estudar para concursos com eficiência. De técnicas, livros, sites e programas pagos de William Douglas até Rogério Neiva, enfim encontrei o que eu sempre procurei. Não desconsiderando o "guru" dos concursos (William Douglas e outros amigos), com a ajuda de seu livro " Como passar em provas e concursos, realizei meu sonho de entrar na faculdade. Agora, como Baracharel em Administração, tenho uma meta, desde de 2011, passar em concurso público de nível superior. Vejo que seu programa - que tanto procurava (graças a inúmeras pesquisas neste maravilhoso site de busca que já inventaram "Google") - irá atender minhas expectativas, pois estou conhecendo e, preciso me desfazer do meu material de estudo (livros e apostilas) pois, estão um pouco desatualizados e com esta ação, não queria perder os exercícios e questões contidos neles, tão importante para os concursos e, além disso, poder a qualquer momento revisá-los. Abraço e estou aqui para ajudar a aprimorar mais ainda o programa "Freque".
    José - Fortaleza - Ce.

    ResponderExcluir
  17. "Pequenos atos...Grande legado!" O você fez pelo comunidade estudantil...não tem preço...seu software freque é 10! Muito obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
  18. olá
    o link está indisponível para baixar.
    tem como colocar novamente
    grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de testar o link e está funcionando. Pode ter sido alguma indisponibilidade temporária ou então seu firewall está barrando.

      Excluir