quinta-feira, 16 de julho de 2009

Utilizando o VirtualDub para aumentar o volume de um vídeo

Tenho o costume, como muita gente, de baixar filmes em formato DivX da internet para assistir no DVD, normalmente vêm no formato AVI ou MPG. Mas de vez em quando esbarro em um vídeo cujo volume é baixo demais.

Outro dia eu estava passando para a minha filha alguns desenhos animados e havia uma diferença terrível de volume entre alguns arquivos: em alguns casos, praticamente não havia som com a TV no volume normal e tínhamos que aumentar; mas em seguida começava um com volume normal e levávamos um susto com a barulheira!

Começamos por evitar passar os episódios cujo volume era baixo demais, mas depois decidi investigar uma forma de aumentar o volume do próprio arquivo nesses casos.

Primeiramente, tentei usar o Camtasia Studio, que é um software comercial muito bom. Ele faz edição de vídeo e também screen recording (gravação de um vídeo da tela do computador, o que é útil para fazer manuais, por exemplo). Mas o problema é que ainda não me acertei com ele. Não consigo acertar na parte de compactação e o vídeo editado sai gigantesco quando gravo em AVI. Para se ter uma idéia, um arquivo AVI original de 100MB pode chegar a 10GB! E o processo é muito demorado.

Pesquisando por aí, descobri que o VirtualDub faz o processo com o pé nas costas e com a mesma taxa de compressão do arquivo original! Ou seja, o tamanho final, após o ajuste de volume, é mais ou menos o mesmo, além de ser um processo super rápido (por exemplo, algo que leva 30min no Camtasia, leva apenas 30s no VirtualDub!). Detalhe interessante: é totalmente grátis, sem propagandas ou outras porcarias embutidas!

Eu já utilizava o VirtualDub durante o mestrado, quando estava estudando processamento de imagens. Tive que implementar alguns filtros em imagens estáticas mas aproveitei para estudar o comportamento dos filtros em vídeos. Por exemplo, o VirtualDub consegue aplicar filtros nos vídeos em tempo real, ou seja, sem pré processamento! Achei incrível ver o filtro de detecção de contorno em alguns filmes. Tal filtro destaca os contornos das imagens e os filmes ficam como se fossem gravuras esboçadas a lápis, bem legais!

Bom, vamos ao que interessa: os passos para realizar o ajuste de áudio no VirtualDub. O termo técnico para o incremento de áudio de uma fonte é "ganho". Logo, o que vamos fazer é usar o programa para introduzir um ganho no áudio do filme.

O vídeo a seguir mostra como fazer. Utilizei a versão 1.8.8 do VirtualDub:



Mas caso haja alguma dificuldade em assistir ao vídeo, aqui vão os passos:

1) Abrir o arquivo de vídeo no VirutalDub pelo menu:

File > Open video file...

2) Como queremos que o áudio seja processado (alterado), selecionar o menu:

Audio > Full processing mode

3) Como queremos que o vídeo não seja alterado, selecionar o menu:

Video > Direct stream copy

4) Para indicar o ganho de volume, selecionar o menu:

Audio > Volume...

5) Na janela que se abre, selecionar a opção de ajuste e mover a barra de acordo com o percentual que se quer alterar. Por exemplo, para triplicar o volume, mover até 300%.


6) Para indicar o padrão de compressão do áudio gerado, clicar no menu

Audio > Compression...

7) A jenela seguinte se abre. Escolher, por exemplo, MPEG Layer-3 (mp3). Também pode-se escolher algum outro formato, ou memo "No compression". Sempre usei mp3 neste caso.


8) Para gerar o arquivo com o áudio modificado, clicar no menu:

File > Save as AVI...

9) Indicar um nome para o arquivo a ser gerado para realizar o processamento e encerrar.


Infelizmente não há como saber exatamente de antemão qual será o resultado final e a alteração de volume acaba sendo um processo de tentativa e erro. Recomendo, portanto, tocar outro arquivo de vídeo que esteja com o volume legal e comparar com o volume do arquivo a ser processado. Se a diferença for muito grande, pode iniciar com uma alteração de uns 200 ou 300%. Se for pequena, usar valores menores.

Depois que o arquivo for gerado, confira se ficou bom o volume. Tente novamente, com um aumento diferente, se o resultado não foi satisfatório.

27 comentários:

  1. Pow cara muito obrigado msm, Funfo legal aki, pq eu to gravando videos do PC com um programa chamado Free Screen To Video, utilizei o Camtasia Studio 3.0 e 6.0 mais, fikava um leg na hora do jogo e nao consigui configurar a gravação de Audio. Bom, to gravando pelo Microfone e o som nao fika tao legal, e sua dica foi Essencial valeeww !!

    ResponderExcluir
  2. Poshaa salvou minha Vidaa....
    Tudoo o que precisavaa....
    Vlwwwwww

    ResponderExcluir
  3. Ei amigão, tem sim como "pré-ouvir" o resultado da alteração que você fez no áudio. Basta para isso, após ter alterado devidamente o volume, clicar em OUTPUT PLAYBACK (o 3º botão da barra inferior) e você já irá ouvir como ficou o "ganho do áudio". Dessa forma, você pode alterar novamente, caso tenha ficado fora dos padrões que necessita, para só depois então, salvar o arquivo corretamente.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Excelente Tutorial Man.
    Muito obrigado mesmo, comigo acontece o mesmo com os desenhos!

    ResponderExcluir
  5. salvou meu trabalho, nunca imaginei que seria tão fácil...

    ResponderExcluir
  6. Amigo o arrquivo de resultado ficou 3x maior que o original, usei o VirtualDub, porque?

    ResponderExcluir
  7. Aqui funcionou perfeitamente!!!

    Consegui aumentar o audio dos meus filmes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Pow, no meu fica dando que eu nao tenho um audio codec instalago, mais eu possuo o K-lite, sabe o porquê disso?

    ResponderExcluir
  9. Comigo esta acontecendo um erro. Eu sigo todos os passos de ajustes que você passou, mas quando vou pedir pra salvar o AVI, ele fala: "No audio decompressor could be found to decompress the source audio format. (source format tag: 2000)" o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o arquivo de vídeo para aumentar o volume com "virtual-dub" tem que estar em formato "avi"

      Excluir
    2. converta seu video pq esse programa so serve se o video for avi

      Excluir
  10. Já consegui resolver o meu problema. Acontece que minha máquina não tinha o cadec de audio, por isso não o encontrava.Mas de qualquer maneira não de muito certo aqui, porque os efeitos sonoros do filme estão muito bons, já ps dialogos é que estão baixos. Acredito que eu tenha que baixar outro arquivo, ou tem uma solução para esse problema? - Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Funcionou perfeitamente mano.
    Obrigado por esse post.

    ResponderExcluir
  12. PERFEITA a sua ajuda.

    Tudo funciona corretamente.

    Apenas uma dica: quando fui abrir o arquivo de vídeo, o VirtualDub não conseguia abrir o formato Xvid. Basta usar esse codec (http://www.baixaki.com.br/download/xvid.htm) que o programa reconhece.

    Muito obrigado pela força.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Valeu Douglas, funcionou perfeitamente.
    Acabo de garantir meu emprego, pois gravei um vídeo em AVI do meu gerente dando uma palestra e tinha ficado muito baixo.

    Muito obrigado pela dica.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. Obrigada vc salvou meu trabalho de faculdade valeu!!!!

    ResponderExcluir
  16. o filme tinha 776 MB fiz passo a passo e ele ficou com 1,75 GB mais tudo bem deu certo vou passa ele no formatfactory pra diminuir um pouco

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada mesmo. Só precisei antes baixar o codec XVID. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. Excelente Post!!! Ajudou muito com um avi aqui com um volume suuuuuper baixo!!
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  19. Cara, pessoas como vc é que fazem a internet valer a pena. Brigadú!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa!!! Valeu de verdade...
    Programa perfeito, super facil e rapido!!!

    ResponderExcluir
  21. cara , eo seguinte , eu aumentei o volume pro máximo de um show de 2 horas , ai fui la salvar , 3 minutos do video no final deu 30 gb!!!! como isso !!!

    ResponderExcluir
  22. Douglas, parabéns pela excelente dica, pois eu havia baixado um vídeo e o som era muito baixo e não sabia o que fazer, até que encontrei esta sua dica. Seguindo o passo-a-passo deu certo, o som ficou ótimo e o vídeo não perdeu a qualidade.
    Pela dica e trabalho nota 1000.000
    Calumbi

    ResponderExcluir