domingo, 19 de julho de 2009

Opções para quem se irrita com o Acrobat

Eu venho utilizando o Acrobat (tanto o Acrobat Reader quanto o Professional) por vários anos e costumo não só visualizar arquivos em formato PDFs, o que o próprio Reader já permite, mas também fazer anotações nesses arquivos e, além disso, salvar documentos no formato PDF, funcionalidades do Professional.

Ao longo dos anos, venho também reclamando da crescente lentidão do programa. A cada nova versão, mais demora para abir e novas porcarias vêm junto da instalação, como programas inúteis que ficam residentes na memória para, supostamente, tratar de segurança ou para ficar toda hora vendo se há atualizações, ou aquele tal de "Acrobat Tray", que serve para "acelerar" a abertura do programa (que mesmo assim demora que dói para abrir).

Mesmo o Acrobat Reader, que é gratuito e a única coisa que faz é exibir PDFs, é irritante por seu peso, sua demora em abrir e pelo fato de avisar a todo tempo que uma "atualização de segurança importantíssima" precisa ser aplicada. Até impedir que o sistema operacional seja desligado porque um PDF está aberto ele faz! Isso mesmo, já aconteceu de eu mandar desligar o computador e, no dia seguinte, perceber que ficou ligado a noite toda esperando que o usuário informasse se tinha certeza que queria fechar o Adobe Reader!

Fala sério! Eu até entendo que um editor de texto ou outro programa em que seja possível alterar um documento impeça o sistema operacional de reiniciar, perguntado se realmente você quer fechar sem salvar. Mas, como o próprio nome indica, um Reader ficar perguntando se realmente queremos fechar o documento aberto nele? Acho que a Adobe tem mania de grandeza, por considerar que um simples visualizador de PDF é a aplicação mais importante do sistema operacional.

Finalmente, após ter dado várias e várias chances ao Acrobat, tomei vergonha e procurei uma alternativa. Percebi que há várias, muito superiores e sem custo. Tenho utilizado dois programas totalmente gratuitos e que substituíram tudo o que eu fazia com o Acrobat Reader ou Professional: são o PDF XChange Viewer e o Primo PDF.

O PDF XChange Viewer, que pode ser baixado deste link, é uma versão gratuita de um software maior, assim como o Acrobat Reader o é, mas é muito, mas muito melhor que este último, pelo menos no que se refere à principal coisa que pessoas comuns fazem com PDFs, que é visualizar, seja localmente ou no navegador. Ele não instala lixo junto consigo, e abre e fecha super rápido. É bem leve, não interferindo com a performance dos outros programas. Possui também plugins para visualizar os PDFs diretamente no navegador. Ah, sim, e apesar de ser um viewer, permite fazer anotações no PDF e salvá-las, o que o Acrobat Reader não permite.

O único ponto fraco foi que achei o site meio confuso. Não dá pra entender logo que, na verdade, o Viewer é gratuito mas, se quiser utilizar algumas funcionalidades mais "avançadas", precisa pagar para receber uma chave de ativação. Achei totalmente dispensável as funcionalidades avançadas e a versão gratuita é mais que suficiente. Também é difícil achar o link para baixá-la no site, mas pode ser baixado deste link.

Tela do PDF XChange Viewer com a janela de 'about'

Já o Primo PDF é ótimo para imprimir qualquer coisa em arquivo PDF. Ou seja, se você tem um documento qualquer para imprimir, ao invés de enviar para a impressora, pode gerar um arquivo PDF idêntico ao que seria impresso. Dessa forma, pode imprimi-lo mais tarde ou mesmo arquivar. É interessante, por exemplo, para guardar comprovantes de transações online ao invés de imprimi-los e gastar papel. E seu funcionamento é super simples, pois ele só cria uma impressora virtual no PC, que aparece na lista de impressoras. Quando você for imprimir, escolhe PrimoPDF ao invés da impressora física. O programa irá, então, pedir o nome do arquivo a ser gerado.

PrimoPDF na lista de impressoras

Esses softwares são excelentes e é impressionante sua qualidade, simplicidade, objetividade, leveza e facilidade de instalação. Fazem muito bem o que se propõem, sem firulas, sem besteirol. Espero que a Adobe aprenda com quem sabe fazer e lance uma versão decente do Adobe Reader algum dia, além de uma forma gratuita de imprimir qualquer documento para PDF. Enquanto isso, estamos muito bem servidos com essas e outras opções gratuitas que há por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário