sexta-feira, 17 de julho de 2009

Utilizando o AutoGK para criar vídeos mais compactos

Hoje em dia quase todo mundo grava vídeos caseiros, sejam das férias, dos filhos, do animal de estimação, etc. Eu mesmo costumo gravar alguns por mês, muitos dos quais com o objetivo de compratilhar com a família. No meu caso, meus familiares moram em outra cidade e o melhor meio de compartilhamento acaba sendo a internet.

Em geral, um arquivo de vídeo é grande demais para enviar por email. A melhor opção são os diversos sites de compartilhamento de vídeo, como o Youtube, Google Video, etc. Um problema é que os arquivos de vídeo gerados diretamente pelas filmadoras costumam ser grandes e os sites costumam limitar o tamanho do vídeo (tanto o tamanho do arquivo quando o tempo de duração). Mas mesmo que não limitassem, surge outro problema: nem todo mundo tem banda larga e, mesmo para quem tem, muitas vezes a banda não é lá essas coisas. Nestes casos, compartilhar um vídeo da netinha com a vovó que mora no interior pode ser complicado, não só para quem faz o upload mas também para quem vai assistir (quem já ficou esperando um vídeo carregar no Youtube sabe do que estou falando).

Há algumas possibilidades para redução do tamanho do arquivo, geralmente envolvendo um compromisso entre qualidade e tamanho, ou seja, quanto melhor a qualidade, maior o tamanho. Pode-se, por exemplo, configurar a filmadora para que capture com qualidade inferior, ou editar o vídeo, removendo alguns pedaços para que resulte em um tamanho menor. Há, também, outras opções mais avançadas, relacionadas com mudança de codec do vídeo, por exemplo.

Acho que a melhor opção é gravar originalmente o vídeo com a melhor qualidade possível, para ser armazenado em um DVD ou no HD, e criar, posteriormente, versões com tamanhos e qualidades diferentes, de acordo com o propósito. Um software que costumo usar para isso é o Auto Gordian Knot, ou AutoGK, que é gratuito e muito bom para leigos.

O AutoGK possui opções para se definir com precisão a qualidade ou o tamanho do arquivo que se quer gerar a partir de um vídeo. Por exemplo, pode-se definir que a qualidade final deva ser 50% da original, ou que o arquivo deva ter cerca de 10MB de tamanho. Também é possível gerar um vídeo sem o áudio. O filme a seguir mostra como criar uma versão de 10MB a partir de um vídeo de 30MB. Utilizei a versão 2.55 do AutoGK.



Os passos são os seguintes, de acordo com os número da figura a seguir:



1) Definir o arquivo de entrada, que será processado;

2) Definir o arquivo de saída, que será gerado;

3) Selecionar a trilha de áudio. Para AVI, há somente uma trilha. Mas o AutoGK também suporta outros formatos que podem conter mais de uma trilha de áudio, ou mesmo legendas;

4) Selecionar o tamanho de saída. Neste ponto, é possível definir a qualidade final do vídeo ou seu tamanho. Também é possível selecionar um tamanho predefinido para caber em um ou mais CDs ou DVDs;

5) Configurar parâmetros avançados. Permite escolher, dentre outras coisas, o codec e o tipo de áudio a ser gerado (em geral, escolho VBR com 128kbps);

6) Adicionar a tarefa a ser executada;

7) Iniciar a tarefa.

E para quem quer ter mais controle sobre o processamento, há uma série de opções ocultas que podem ser acessadas teclando CTRL-F9.

O AutoGK permite que se criem várias tarefas de conversão de arquivos para serem executadas em lote, o que é muito interessante quando se quer converter vários arquivos ao mesmo tempo. A única desvantagem é que é preciso selecionar individualmente cada arquivo e gerar uma tarefa com ele. Se forem muitos, leva muito tempo. Mas como o programa é muito bom, deve ser possível executar através de um script ou linha de comando, o que facilita quando a lista de arquivos é extensa.

Outro problema que já tive foi o de que, algumas vezes, o AutoGK reclama do formato de um arquivo que ele mesmo gerou sem erros. Já vi situações em que ele disse que não suportava o formato de áudio de um arquivo que ele criou. Mas os problemas não são muito frequentes e vale a pena usar o programa.

4 comentários:

  1. Hum, eu vou testar esse programa, quem sabe eu não me dou muito bem por aqui. Abraços para todos, Duendy.

    ResponderExcluir
  2. Olá, baixei o programa, realmente ele é muito bom, mas demora mais de 5horas para reduzir o tamanho do video. Existe alguma maneira de dinamizar isso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Estou testando... E parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir