quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dividindo vídeos de maneira simples e rápida

Imagine a situação: você está filmando alguma cena doméstica que ficou ótima até o momento e, bem no meio da filmagem, acontece algo inesperado que estraga a cena. Ao invés de jogar tudo fora, seria interessante remover somente a parte ruim do vídeo.

Softwares profissionais de edição certamente possuem ferramentas para recortar parte de um vídeo. O problema é que esses softwares em geral são caros. Mas há opções gratuitas e a que eu costumo utilizar com frequência é o Easy Video Splitter (EVS).

Com o EVS, é possível não só remover um pedaço do início ou do final, mas também "quebrar" o vídeo em diversos fragmentos, gerando os arquivos correspondentes. O mais interessante é que se pode fazê-lo de maneira super rápida.

Já utilizei o Camtasia para fazer esse tipo de operação. Ele é um software comercial muito bom para edição, com ferramentas bem poderosas e fáceis de usar. Porém, os vídeos que eu edito precisam estar no formato AVI para assistir em DVD e ainda não descobri uma forma de gerar qualquer AVI a partir do Camtasia que não fosse gigantesco. Por exemplo, um arquivo de 100MB quebrado ao meio gera dois de mais de 1GB cada um. Além do que, apesar de ser muito fácil e rápido definir os pontos de corte do vídeo, o processo de geração do resultado é muito demorado.

Já o EVS consegue gerar arquivos com tamanhos compatíveis com o arquivo de entrada. Por exemplo, se o arquivo tem 100MB e for quebrado na metade, serão gerados dois arquivos de cerca 50MB. E a velocidade da geração é impressionante, sendo da ordem de poucos segundos para um arquivo de 500MB, por exemplo.

O EVS é gratuito e pode ser baixado daqui, mas é preciso registrar uma licença, fornecida na própria página do produto, neste link aqui. O registro nada mais é do que clicar no botão Register e copiar e colar os dados da licença fornecida no link anterior.

O vídeo a seguir mostra como quebrar um arquivo em alguns fragmentos:



É possível quebrar o arquivo de forma manual ou automática. Manualmente, o usuário move uma barra até chegar na cena desejada e marca seu início e seu fim, podendo repetir o processo várias vezes, marcando várias cenas. De forma automática, pode-se fragmentar o arquivo em vários pedaços de tamanho máximo predefinido, de duração máxima predefinida ou indicando o número de pedaços a ser criado. Lembrando que o arquivo original nunca é alterado na operação.

Impressiona a velocidade com que o programa processa os arquivos. Vez por outra, entretanto, poderá haver erros na geração, geralmente relacionados a problemas de codec. Portanto, recomendo assistir alguns trechos dos arquivos gerados para conferir o resultado, principalmente se pretende remover o original.

Um comentário: