quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Alterando a tela de logon do Windows 7

A tela de logon do Windows 7 é bonitinha mas chega uma hora que enjoa!






Por exemplo, eu gosto de usar esta aqui:



Para quem quer mudar a aparência da tela de logon do Windows 7, aqui vai uma dica. Mas atenção, pois se você não tiver experiência em editar o registro do Windows, pode acabar fazendo besteira!

a. Abrir o editor do registro, clicando no menu iniciar, digitando regedit na caixa de pesquisa e dando enter.

b. Localizar a seguinte chave na árvore da esquerda:

HKEY_LOCAL_MACHINE
\SOFTWARE
\Microsoft
\Windows
\CurrentVersion
\Authentication
\LogonUI
\Background

c. Clicar duas vezes na chave OEMBackground (na área da direita) e mudar o valor para 1. Depois disso, já pode fechar o editor do registro. A imagem a seguir mostra o editor aberto e o valor alterado para 1:




d. No Explorer, abaixo da pasta system32 contida na pasta de instalação do seu Windows7 (exemplo: c:\windows\system32), deverá existir o seguinte caminho (se não existir, crie as pastas que faltarem):

oobe\info\backgrounds

Ou seja, ao final, se seu windows estiver em C:\Windows, o caminho ficará assim:

c:\Windows\System32\oobe\info\backgrounds

e. Salve a imagem que você deseja exibir na tela de logon nesse caminho dentro da pasta backgrounds. O tipo do arquivo deve ser JPG e o nome deve ser:

backgroundDefault.jpg

O arquivo precisa ser menor que 256KB para funcionar. Caso seu arquivo JPG seja maior que isso, pode alterar sua qualidade usando um programa gratuito como o IrfanView, por exemplo, que permite salvar em diversos formatos e, no caso do JPG, permite alterar a qualidade.

f. Opcional: Você também pode criar versões do mesmo arquivo para resoluções diferentes, caso costume mudar a resolução de sua tela. Ou seja, salve cópias do arquivo com resoluções diferentes e mude os nomes de acordo. Os nomes devem ser no seguinte formato:

backgroundAxB.jpg

Onde A e B são a resolução horizontal e vertical. Exemplos de nomes:

background1980x1400.jpb
background1024x768.jpg
etc.

Por fim, há alguns programas na internet que dizem fazer isso automaticamente. Um deles é o Logon Screen Rotator, que é grátis, mas ainda não tive a oportunidade de avaliar se funciona mesmo.

4 comentários:

  1. Meu amigo, não consegui fazer a troca. Efetuei todos os passos para que isto viesse a ocorrer. Porém não obtive sucesso. Ví-me obrigado a baixar um programa que realizasse esta tarefa (tweakslogon), quando, na realidade, queria ter conseguido realizar as alterações como nos passos descritos acima.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Perfeito!!! Fiz no desktop e em dois notebooks!!!
    Show!!! Vlw!!!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim tudo certíssimo, deu tudo certo fiquei com receio por ter que manipular arquivos de registro do windows, mas como tudo na vida tem solução exceto a morte se desse problema era só restaurar o sistema.Mas enfim, deu tudo muito certo troquei já do meu desktop, e do meu note também.

    ResponderExcluir
  4. Vlw cara muito bom!

    Quem não conseguiu executar é porque comeu bola em algum passo.

    Parabéns!

    ResponderExcluir