quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

iTunes fica dizendo que computador não está autorizado

Outro dia tive um problema estranho no iTunes 9. Tenho um iPod Touch e, toda vez que o conectava ao computador para sincronizar, o iTunes dizia que o computador não estava autorizado. Em seguida me perguntava se eu queria autorizar e eu respondia que sim. Por fim, pedia minha senha da iTunes Store e concluía.

Entretanto, mesmo depois disso, a próxima vez que eu conectava meu iPod para sincronizar, o mesmo processo se repetia! Eu já não aguentava mais essa chatice e, pesquisando na internet, achei a seguinte solução, que funciona tanto para o Touch quanto para o iPhone:

- Escolher a opção do menu Loja > Finalizar Sessão (se, ao invés desta opção, houver Iniciar Sessão, então somente siga os próximos passos);
- Em seguida, escolher Loja > Desautorizar Computador;
- Feche o iTunes;
- Abra novamente o iTunes;
- Vá em Loja > Autorizar Computador.




Será pedida sua senha da iTunes Store e, depois disso, o iTunes irá definitivamente autorizar o computador. A versão do iTunes em que este problema aconteceu comigo foi a 9.0.2.25.

Outra coisa importante é o seguinte: sempre que você for descartar uma instalação do iTunes em que o computador foi autorizado, desautorize-o antes pelo menu Loja > Desautorizar Computador.

Por exemplo, suponha que precise reinstalar o sistema operacional ou que vá trocar para um computador mais novo. A Apple só permite a autorização de 5 computadores no máximo por ano. Se não desautorizar a instalação antiga, você queima uma dessas autorizações. Claro que o usuário comum dificilmente vai trocar de máquina ou reinstalar o sistema operacional mais de 5 vezes em um ano, mas nunca se sabe. Do contrário, você corre o risco de não poder autorizar novamente e, dessa forma, as compras que você tenha feito na iTunes Store vão ser removidas do seu aparelho quando for sincronizar.

Obviamente, quem faz jailbreak do seu aparelho não precisa se preocupar com essas coisas. Mas no meu, ao menos por enquanto, ainda não pensei em fazer, apesar de achar a Apple restritiva demais em relação ao que podemos fazer com nossos iPods/iPhones.

24 comentários:

  1. http://support.apple.com/kb/TS1389?viewlocale=pt_BR

    ResponderExcluir
  2. Caro Douglas,
    Parabéns pelo Freque e muito obrigado pelas dicas. Tem dois anos que estudo para os mais difíceis (TCU, CGU, Bacen, TJDFT)e sempre fico perto (só passei em 1 mais ainda não fui chamadado). Gostaria de saber se está para sair o concurso de engenheiro civil da CGU e se você tem algum material interessante além do freque para disponibilizar.
    Agradeço a sua ajuda.
    Grande abraço,
    Cristiano
    kikones@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiano,
    Trabalhei na CGU até junho de 2008 e não sei te dizer se está para sair esse concurso. Mas tenho amigos lá e já mandei um email para eles perguntando. Quando me responderem eu te aviso sem falta!

    Pois é, concurso é algo bem complicado mesmo! Passar em um não quer dizer que você vai passar em outro. Mas, da mesma forma, ser reprovado em um não quer dizer que será em outro. Portanto, não desista!

    Infelizmente, por questões de direitos autorais, outros materias que eu tenho e utilizei nos meus estudos não posso repassar. Trata-se de questões de livros e apostilas que comprei, escaneei, fiz OCR (reconhecimento de caracteres) e cadastrei no Freque para meu próprio uso na época. Disponibilizar isso seria ilegal e feriria os direitos dos autores. Mas, se você quiser, posso te dar umas dicas de como cadastrar algum material em papel no Freque (usando OCR). Mas tenha em mente que os direitos sobre o conteúdo de livros e apostilas são dos respectivos autores e geralmente a cópia é ilegal. Claro que, se for cópia de trechos para uso próprio de quem adquiriu o material e sem o intuito de lucro não tem problema (vide a Lei 9610/98, Art. 46).

    As questões de provas que eu forneço como exemplo pelo Freque não violam direito autoral por estarem disponíveis gratuitamente na internet, terem sua fonte citada (cada questão diz qual a banca elaboradora e o órgão) e por estarem sendo disponibilizadas gratuitamente, por motivos didáticos, da mesma forma que faz o site PCIConcursos, por exemplo.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Cristiano,

    Disseram-me que estão sim prevendo um próximo concurso, mas não dá para saber se será este ano. Pelo que me disseram, no último, houve uma área de obras que permitia qualquer diploma, não só engenharia. Não sei se o próximo terá uma área específica para engenheiros.

    Caso eu fique sabendo de mais alguma coisa eu te aviso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa de que fiquei sabendo é que seria um concurso de 300 vagas. Mas não dá para saber para quais áreas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Sempre que conecto o meu iPod Touch no computador para sincronizar, o iTunes diz que o computador não está autorizado. Em seguida me pergunta se eu quero autorizar e eu autorizo, coloco a senha e tudo mais. Mas, diferente do seu caso, não conclui! Aparece a mensagem novamente, e depois de novo, e de novo, sempre assim! E eu não consigo sincronizar os aplicativos para o iPod.
    Só que, agora, quando eu sincronizo, aparece a seguinte mensagem:

    "Alguns aplicativos da sua biblioteca do iTunes não foram instalados no iPod porque você não possui autorização para reproduzi-los neste computador."

    Só que eu já autorizei o computador! Eu segui os passos que você colocou nesse post e mesmo assim não consegui. Se tiver como me ajudar, tem como mandar um e-mail para gajuli@yahoo.com.br ?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2
      Se souber como resolver o problema por favor envie-e nesse
      e-mail: ldiamondinc@hotmail.com

      Excluir
  7. legal. isso me ajudou! abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não funcionou? Alguma dica?
    Obrigada!
    Paula
    pauligia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ola! Essa semana eu me dispus a pesquisar sobre o Compartilhamento Familiar da Apple. Na verdade vc pode autorizar até 5 computadores a compartilhar suas musicas. Se vc formatar algum deles sem antes ter cancelado este compartilhamento, restam apenas 4 computadores. Agora atenção, uma vez AO ANO vc pode desautorizar todos eles, recuperando o limite de 5 computadores. Isso segundo o help da própria Apple. Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Depois de fazer tudo isso que vc falou, a autorizaçao deu certa. Mas quando vou passar algo para o ipod ela aparece de novo! e nao me deixa passar nada! me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  11. Oi, alguem me ajuda, eu instalei diversos jogos pelo installous no meu itouch. Qndo sincronizei da primeira vez, todos esses jogos foram desinstalados e sumiram, e eu perdi todos, menos aqueles q eu tinha adquirido no app store. Agora instalei todos dnovo, e chego a hora. Eu quero sinronizar meu itouch e nao perder os jogos... é possivel? como? porfavor me ajudem!

    ResponderExcluir
  12. eu instalei vários jogos pelo apptrackr, mas quando eu vou colocar no ipod, o itunes diz que a instalação não foi executada com êxito, e meus jogos não aparecem no ipod.. me ajudem, o que eu tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  13. O meu itunes começou a mostrar essa mensagem quando criei a conta americana... Eu já tinha a brasileira...
    Como faço então se quiser manter as duas contas... usando claro a us por ter mais opções??
    Agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  14. Enzo, eu uso três contas do iTunes, brasileira, argentina e americana, e essa mensagem não aparece mais pra mim depois que eu realizo o procedimento descrito. Não acho que tenha a ver com ter mais de uma conta, não. Mas também não imagino o que mais possa ser.

    ResponderExcluir
  15. Funcionou perfeitamente. Muito obrigado, eu já estava ficando maluco!

    ResponderExcluir
  16. Valeu pela dica! O mesmo estava acontecendo comigo e o procedimento resolveu meu problema!

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado! estava a tempo com este problema!

    ResponderExcluir
  18. olá, querido faço todo esse procedimento, mas quando ta perto de finalizar a sincronização vem a velha historia que eu preciso autorizar o computador. o que devo fazer agora. fenixhilter@yahoo.com.br desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  19. o meu tbm continua não autorizando. faço tudo certinho, ele diz que a autorização ta disponivel e quando vou fazer a transferencia diz que nao ta autorizado. ja reinstalei o itunes e nada da certo. se puder ajudar manda pro meu email dayanne.se@icloud.com
    vlw

    ResponderExcluir
  20. Obrigadaa ! ajudou Muito. Enfim conseguir .

    ResponderExcluir
  21. best thing ever I was given this IMVU credits code and it got accepted! If you need a code check out http://linkshrink.org/Free-IMVU-Credits

    ResponderExcluir