terça-feira, 24 de novembro de 2009

iTunes não deixa editar informações da música

Sou usuário do iTunes no Windows 7, mas esta dica serve também para o Vista. Quando comecei a usar o Win7, percebi que o iTunes 9 não permitia que eu editasse o id tag das minhas músicas.




Cheguei a executá-lo como administrador, mas quando fazia isso, o programa dava uma mensagem dizendo que ficaria mais limitado, pois o iTunes estava sendo rodado num modo de compatibilidade.



E percebi que ficava mesmo: não conseguia mais adicionar uma música arrastando-a do explorer para o iTunes desse jeito.




A solução que encontrei foi a seguinte: mudar a permissão dos arquivos mp3 para meu usuário ter acesso irrestrito. Ou seja, é preciso selecionar a pasta iTunesMusic com o botão direito e selecionar "Propriedades". Na janela que se abre, selecionar a guia "Segurança". Clicar no botão "Editar". Selecione então o seu próprio usuário na lista e marque as opções de "Permitir".




Assim, não precisava executar o iTunes como administrador e tanto arrastar as músicas como editar suas informações passaram a funcionar normalmente. Parece simples, mas apanhei um pouco até chegar a essa conclusão :-)


O vídeo a seguir detalha melhor o problema e a solução.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Alterando a tela de logon do Windows 7

A tela de logon do Windows 7 é bonitinha mas chega uma hora que enjoa!






Por exemplo, eu gosto de usar esta aqui:



Para quem quer mudar a aparência da tela de logon do Windows 7, aqui vai uma dica. Mas atenção, pois se você não tiver experiência em editar o registro do Windows, pode acabar fazendo besteira!

a. Abrir o editor do registro, clicando no menu iniciar, digitando regedit na caixa de pesquisa e dando enter.

b. Localizar a seguinte chave na árvore da esquerda:

HKEY_LOCAL_MACHINE
\SOFTWARE
\Microsoft
\Windows
\CurrentVersion
\Authentication
\LogonUI
\Background

c. Clicar duas vezes na chave OEMBackground (na área da direita) e mudar o valor para 1. Depois disso, já pode fechar o editor do registro. A imagem a seguir mostra o editor aberto e o valor alterado para 1:




d. No Explorer, abaixo da pasta system32 contida na pasta de instalação do seu Windows7 (exemplo: c:\windows\system32), deverá existir o seguinte caminho (se não existir, crie as pastas que faltarem):

oobe\info\backgrounds

Ou seja, ao final, se seu windows estiver em C:\Windows, o caminho ficará assim:

c:\Windows\System32\oobe\info\backgrounds

e. Salve a imagem que você deseja exibir na tela de logon nesse caminho dentro da pasta backgrounds. O tipo do arquivo deve ser JPG e o nome deve ser:

backgroundDefault.jpg

O arquivo precisa ser menor que 256KB para funcionar. Caso seu arquivo JPG seja maior que isso, pode alterar sua qualidade usando um programa gratuito como o IrfanView, por exemplo, que permite salvar em diversos formatos e, no caso do JPG, permite alterar a qualidade.

f. Opcional: Você também pode criar versões do mesmo arquivo para resoluções diferentes, caso costume mudar a resolução de sua tela. Ou seja, salve cópias do arquivo com resoluções diferentes e mude os nomes de acordo. Os nomes devem ser no seguinte formato:

backgroundAxB.jpg

Onde A e B são a resolução horizontal e vertical. Exemplos de nomes:

background1980x1400.jpb
background1024x768.jpg
etc.

Por fim, há alguns programas na internet que dizem fazer isso automaticamente. Um deles é o Logon Screen Rotator, que é grátis, mas ainda não tive a oportunidade de avaliar se funciona mesmo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Visualização da Árvore de Diretórios

Muita gente deve ter tido o problema de ter que liberar espaço em disco mas não saber o que remover. Outro dia eu estava exatamente nesta situação e precisava ter uma listagem dos arquivos que ocupavam mais espaço em um determinado diretório para decidir quais remover. Pesquisei na internet e achei um programa gratuito muito legal chamado WinDirStat (Windows Directory Statistics).

Ainda não tem tradução para o português, mas é tão simples de usar que nem precisa. Ele permite mostrar, de forma estruturada, os diretórios e arquivos contidos em todos os drives, em um ou mais drives específicos ou mesmo em uma pasta qualquer. Na figura a seguir, por exemplo, foi selecionado o drive C:



E a maneira de apresentar os resultados é bem interessante: ele cria um mosaico de retângulos coloridos em que as cores correspondem aos tipos de arquivo. Já os tamanhos relativos dos retângulos correspondem aos tamanhos relativos dos arquivos correspondentes no disco. Ou seja, os maiores retângulos são os maiores arquivos. Ele mostra não só o tamanho real como o percentual ocupado no diretório. No exemplo a seguir, é mostrado o resultado e, nele, selecionei o grande retângulo vertical verde, na parte de baixo e mais à direita da imagem.


Clique na imagem para ampliar


Interpretação da imagem acima:

  • O drive C: possui 31,8GB;
  • Dentro dele, o diretório Windows é o maior e ocupa 40,7%, ou 13GB do espaço;
  • Os arquivos diretamente abaixo do C:, indicados por , ocupam, juntos, o segundo lugar, com 22,0% do espaço e 7,0GB;
  • O diretório Users vem em terceiro, com 20,1% do espaço e 6,4GB;
  • Dentro do Users, o diretório "Máquinas Virtuais" possui o arquivo "Windows XP Mode.vhd" (selecionado por mim), que ocupa 95,9% do espaço ocupado por aquele diretório.
Vale a pena usar o WinDirStat, por se um programa gratuito, simples e muito útil. Pode ser baixado aqui. A versão que utilizei foi a 1.1.2.80.